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“O Sindicato dos Auditores Federais Agropecuários diz que, nos últimos 20 anos, a redução no quadro de pessoal foi de 40% no Brasil.”


Aumentou o tempo de espera pela fiscalização de produtos de importação e exportação em portos brasileiros.

O porto, no Espírito Santo, recebe quase 20% de todo vinho importado que chega ao Brasil. No armazém, tem caixas do Chile, França, Argentina, Itália. De lá, o vinho vai para todos os estados do país.

Alguns produtos como o vinho só podem sair da área do porto depois de passar por uma inspeção feita por funcionários do Ministério da Agricultura. Eles analisam se o rótulo traz todas as informações previstas na lei. Algumas amostras também são levadas para laboratórios para avaliação da qualidade da bebida. Procedimentos que levavam em torno de uma semana, mas que, recentemente, ficaram bem mais demorados. Até 30 dias aguardando uma liberação.

Manter o vinho mais tempo no porto aumenta o custo de armazenagem. “Com certeza e esse que é o problema. Na hora que nós vamos vender as mercadorias que nós importamos, os insumos que vamos entregar para a indústria, nós temos que computar todos os custos envolvidos na operação. Então pesa para o bolso do consumidor”, diz Marcílio Machado, presidente do Sindicato das Empresas de Importação e Exportação.

O vinho está demorando mais no porto porque tem menos gente trabalhando para liberar o produto. Em Santa Catarina, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros afirma que no porto de Itajaí também houve redução de pessoal e uma maior demora nos processos. Mercadorias que eram liberadas em três dias, agora estão demorando de uma semana a 15 dias.

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Por Jornal Nacional
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